Aproveitando a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, os presidentes da China e da Rússia estiveram reunidos nesta sexta-feira (4) em Pequim para tratar de assuntos comerciais e estreitar laços.
Conforme noticiado pelo Conexão Política, as duas nações aumentaram o contato nos últimos meses a fim de realizar uma infraestrutura que reduza o poderio global norte-americano e criar áreas de influência próprias nas suas vizinhanças.
O encontro entre Xi Jinping e Vladimir Putin foi marcado por críticas aos Estados Unidos e à Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan). Também rendeu um tratado econômico para ampliar a distribuição de gás.
No comunicado conjunto divulgado pelos líderes, ambos disseram ser contrários à expansão da Otan e reafirmaram que Taiwan pertence à China. Os mandatários ainda rejeitaram o que chamaram de “interferência externa nos assuntos internos” de seus países.
“A amizade entre os dois Estados não tem limites, não há áreas ‘proibidas’ de cooperação”, diz a ata da reunião bilateral.