O comediante de ascendência judaica e novato na política Volodymyr Zelensky venceu as eleições presidenciais na Ucrânia. O candidato obteve 73,2% dos votos no segundo turno do pleito, contra os 25,3% do atual presidente do país, Pyotr Poroshenko, segundo resultados parciais.
Antes da contagem dos votos, uma pesquisa da revista Rating mostrava Zelensky ganhando 73% dos votos contra 27% de Poroshenko.
Muitos consideraram sua decisão inicial de concorrer à presidência como piada, mas três meses depois ele venceu a primeira rodada da eleição em 31 de março com 30% dos votos, recebendo quase o dobro de votos que Poroshenko.
Duas semanas depois, naquela que foi considerada sua primeira incursão na política europeia de grande importância, o novato manteve conversações com o presidente francês Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu. Depois da reunião, o comediante disse que o líder francês era um dos raros políticos com senso de humor. “E agora ele não está sozinho”, acrescentou Zelensky.
Após o anúncio de vitória, Zelensky não quis conversar com os jornalistas e deixou a sede da campanha. Limitou-se a declarar: “Fizemos isso juntos” […] “Prometo que nunca vou desapontar vocês”, afirmou ele, dirigindo-se ao povo ucraniano.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR