Imagem: Alexander Zemlianichenko/AP
O atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi reeleito neste domingo (18) com ampla vantagem em relação aos seus adversários. No poder desde 1999, terá novo mandato até 2024.
Com 93% das urnas apuradas, Putin registrou mais de 76% dos votos, de acordo com a Comissão Eleitoral Central. Com mais de 50 milhões de votos, ele não pode mais ser alcançado pelos concorrentes.
Oito candidatos disputaram o pleito, e Vladimir Putin foi considerado o favorito desde o começo. O favoritismo começou pelo fato de que seu maior opositor, Alexei Navalny, foi proibido de concorrer às eleições em dezembro do ano passado.
ELEIÇÃO LONGA
Com os 11 fusos horários dentro do país, o pleito durou mais de 20 horas para ser concluído. A votação começou às 17h deste sábado (17), no horário de Brasília, com a abertura dos colégios eleitorais em Kamtchatka, Tchukotka e Magadan, regiões mais orientais do país.
O comparecimento às urnas na Rússia foi de cerca de 59,7% da população, informaram números preliminares divulgados pela Comissão Eleitoral Central da Rússia.