O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, terá uma série de encontros com autoridades brasileiras nesta segunda-feira (29), incluindo reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Neste momento, o tirano chavista está no Palácio do Planalto. Depois, o governo brasileiro oferecerá a ele um almoço especial no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A princípio, Maduro e Lula só se encontrariam na cúpula dos países da América do Sul, prevista para terça-feira (30), mas os compromissos foram acertados de última hora pelo Executivo federal e o staff venezuelano.
O ditador tem sido recebido calorosamente em Brasília (DF), com todas as honras a que tem direito um chefe de Estado. Durante a passagem dele em solo brasileiro, há previsão de que sejam assinados acordos bilaterais.
A última vez que Nicolás Maduro esteve no Brasil foi em 2015, na posse de Dilma Rousseff (PT). Entre 2019 e 2022, ele ficou proibido de ingressar no território brasileiro devido a uma decisão proferida pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).