
O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do corpo do papa Francisco, velado na capela da Casa de Santa Marta, local onde residia desde o início de seu pontificado.
As fotos mostram o pontífice vestido com trajes litúrgicos, deitado em um caixão de madeira com revestimento de zinco, seguindo a tradição funerária dos papas.
Francisco está com uma casula vermelha, cor usada em ritos fúnebres papais por remeter ao martírio e à entrega da vida pelo evangelho, como sucessor do apóstolo Pedro.

Na cabeça, repousa a mitra, chapéu tradicional dos bispos, e em sua mão, estão um terço e o anel que usava quando era bispo de Buenos Aires — o anel papal, conhecido como Anel do Pescador, já foi destruído conforme o protocolo.
Ao lado do caixão, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, aparece rezando, enquanto um soldado da Guarda Suíça, corporação responsável pela segurança do papa, permanece em posição de respeito.
O corpo de Francisco será trasladado para a Basílica de São Pedro às 4h da manhã desta quarta-feira (23), no horário de Brasília — 9h em Roma —, onde será exposto para visitação pública. O funeral foi marcado para sábado, dia 26 de abril, às 5h no horário de Brasília (10h no horário local).
Esta será a primeira vez que um papa é sepultado após a renúncia de seu antecessor em vida. O momento marca o encerramento de uma era iniciada em 2013, quando o cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito como o primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica.
