De acordo com a imprensa do Reino Unido, A União Europeia (UE) vai concordar em adiar a saída definitiva do Reino Unido do bloco para até o dia 22 de maio. A data prevista era 29 de março.
O Parlamento britânico deverá acertar a data e aprovar um acordo com a União Européia se quiser adiar.
Ao canal americano CNN, a primeira-ministra da Lituânia, Dalia Grybauskaitè, disse que o adiamento do Brexit somente ocorrerá caso o Parlamento britânico aprove aquele mesmo acordo acertado entre a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e a União Europeia, no ano passado.
Em pronunciamento na TV, May disse que o Reino Unido não deixará a União Europeia dentro do prazo antes estabelecido, e e classificou este atraso como um “grande pesar pessoal”.
A primeira-ministra também pressionou o Parlamento a votar por um acordo com urgência para que o país não deixe o bloco sem negociação, o que prejudicaria vários setores.
“Eu cheguei ao cargo com a promessa de entregar o resultado do referendo”, disse, culpando o Parlamento por não ter conseguido cumprir sua promessa depois de 2 anos. “Como resultado, não seremos capazes de sair no tempo determinado”.