Na quinta-feira (10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o Reino do Marrocos como o quarto país do Oriente Médio a estabelecer relações diplomáticas com Israel durante seu mandato presidencial.
Trump tuitou: “Outro romper HISTÓRICO hoje! Nossos dois GRANDES amigos, Israel e o Reino de Marrocos, concordaram em ter relações diplomáticas plenas – um grande avanço para a paz no Oriente Médio!”
Another HISTORIC breakthrough today! Our two GREAT friends Israel and the Kingdom of Morocco have agreed to full diplomatic relations – a massive breakthrough for peace in the Middle East!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 10, 2020
O acordo de paz entre Marrocos e Israel é o mais recente de uma série de acordos de paz no Oriente Médio que Trump supervisionou nos últimos meses.
Em agosto, o mandatário anunciou um tratado de paz entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, chamado de “Acordo de Abraão”. Em setembro, foi anunciado que Bahrain também aderiu a um acordo de paz com Israel e, em outubro, Trump anunciou o Sudão como um terceiro país a se associar a um acordo de paz com Israel.
A Associated Press (AP) relatou que o genro de Trump e conselheiro sênior, Jared Kushner, disse: “Este é um passo significativo para o povo de Israel e Marrocos. Aumenta ainda mais a segurança de Israel, ao mesmo tempo que cria oportunidades para Marrocos e Israel aprofundarem seus laços econômicos e melhorarem a vida de seu povo”.
A Axios também informou que Kushner disse que o acordo entre Israel e Marrocos fará com que as duas nações retomem contatos oficiais, permitam que companhias aéreas israelenses usem o espaço aéreo marroquino e iniciem voos diretos entre os países.
O presidente americano também anunciou que os EUA assinaram uma proclamação reconhecendo a soberania de Marrocos sobre o território do Saara Ocidental.
Trump tuitou: “Hoje, assinei uma proclamação reconhecendo a soberania marroquina sobre o Saara Ocidental. A proposta de autonomia séria, confiável e realista do Marrocos é a ÚNICA base para uma solução justa e duradoura para a paz e a prosperidade duradouras!”.
Today, I signed a proclamation recognizing Moroccan sovereignty over the Western Sahara. Morocco's serious, credible, and realistic autonomy proposal is the ONLY basis for a just and lasting solution for enduring peace and prosperity!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 10, 2020
Ele acrescentou: “O Marrocos reconheceu os Estados Unidos em 1777. Portanto, é apropriado reconhecermos sua soberania sobre o Saara Ocidental”.
Morocco recognized the United States in 1777. It is thus fitting we recognize their sovereignty over the Western Sahara.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 10, 2020
A proclamação completa de Trump sobre a soberania de Marrocos sobre o Saara Ocidental diz:
“Os Estados Unidos afirmam, como afirmam as administrações anteriores, o seu apoio à proposta de autonomia do Marrocos como única base para uma solução justa e duradoura para a disputa pelo território do Saara Ocidental. Portanto, a partir de hoje, os Estados Unidos reconhecem a soberania marroquina sobre todo o território do Saara Ocidental e reafirmam seu apoio à proposta de autonomia séria, crível e realista de Marrocos como única base para uma solução justa e duradoura para a disputa pelo território do Saara Ocidental . Os Estados Unidos acreditam que um Estado Saharaui independente não é uma opção realista para resolver o conflito e que a autonomia genuína sob a soberania marroquina é a única solução viável. Exortamos as partes a iniciarem discussões sem demora, usando o plano de autonomia de Marrocos como a única estrutura para negociar uma solução mutuamente aceitável. Para facilitar o progresso em direção a esse objetivo, os Estados Unidos promoverão o desenvolvimento econômico e social com o Marrocos, inclusive no território do Saara Ocidental, e para tanto abrirão um consulado no território do Saara Ocidental, em Dakhla, para promover oportunidades econômicas e de negócios para a região.”
“AGORA, PORTANTO, eu, DONALD J. TRUMP, Presidente dos Estados Unidos da América, em virtude da autoridade que me foi conferida pela Constituição e pelas leis dos Estados Unidos, por meio deste, proclamo que os Estados Unidos reconhecem que todo o território do Saara Ocidental faz parte do Reino de Marrocos.”
“EM TESTEMUNHO DO QUE, tenho aqui assinado neste 4º dia de dezembro do ano de nosso Senhor de 2020, e do 244º da Independência dos Estados Unidos.”