O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (Partido Republicano) afirmou em sua conta na Truth Social estar “ansioso para alcançar a paz no Oriente Médio”. Na publicação, divulgada na terça-feira (23.jul.2024), o republicano também compartilhou uma carta recebida do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas (Fatah).
“Ansioso para ver Netanyahu na sexta-feira”, escreveu Trump, referindo-se a sua reunião programada com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Likud), em Mar-a-Lago, na Flórida.
Na carta, enviada em 14 de julho, Abbas condena a tentativa de assassinato contra Trump durante um comício na Pensilvânia, em 13 de julho.
“É com grande preocupação que recebi notícias e, mais tarde, assisti a filmagens de sua tentativa de assassinato”, afirmou Abbas. O líder palestino acrescentou que “atos de violência não devem ter lugar em um mundo de lei e ordem”. Leia a carta na íntegra.
Em resposta, Trump escreveu à mão no documento: “Mahmoud, muito gentil. Obrigado. Tudo ficará bem. Desejo-lhe tudo de bom”, assinando seu nome.
A correspondência do presidente palestino ao candidato à presidência dos Estados Unidos reflete uma tentativa de diálogo e de possível reaproximação após a decisão de Trump, em 2017, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Sobre o conflito na Faixa de Gaza, Trump disse em março, durante entrevista ao jornal Israel Hayom, que Israel deveria encerrar a guerra contra o Hamas. Ele também declarou que não haveria conflito se ele estivesse na presidência dos EUA.