quinta-feira, 3 de abril de 2025

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Putin

Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia expediram nesta sexta-feira (17) um mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, por crimes de guerra na Ucrânia.

A comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova, também foi alvo de uma ordem semelhante pelos mesmos motivos.

A Câmara de Pré-Julgamento II do TPI considerou que ambos são responsáveis pelo crime de guerra de deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.

“O Sr. Vladimir Vladimirovich Putin, nascido em 7 de outubro de 1952, Presidente da Federação Russa, é alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e de transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”, diz a decisão da Corte.

Leia também

Em reação, o governo da Rússia chamou a decisão do TPI de “sem sentido” e chegou a ironizar a ordem de prisão contra seus representantes.

“As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm sentido para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”, declarou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

Já o conselheiro de Segurança e ex-presidente russo, Dmitry Medvedev, ironizou o despacho do Tribunal.

“O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra Vladimir Putin. Não é preciso explicar onde esse papel será usado”, escreveu Medvedev, que, logo em seguida, colocou um emoji com o desenho de um rolo de papel higiênico.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist