As críticas bem-humoradas ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ultrapassaram as fronteiras do Brasil e chegaram a um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Ontem, um brasileiro conseguiu veicular o meme do ‘Taxa Humana’ em um painel na Times Square, em Nova York.
O meme, que retrata Haddad como um super-herói implacável na taxação de produtos e serviços, chamou atenção não só pelo conteúdo, mas também pelo local de exibição. Times Square é conhecida por seus enormes painéis de LED, usados por grandes marcas e lançamentos de produtos.
Em entrevista ao site The Investor, o responsável pelo feito, que preferiu permanecer anônimo, explicou como conseguiu driblar as restrições do regulamento do outdoor, que proíbe manifestações políticas. “Quando tive a ideia, li os requisitos e notei essa restrição. Mesmo assim, montei um vídeo de 15 segundos com uma coletânea de memes, mas ele foi barrado”, disse.
Determinando a encontrar uma solução, ele decidiu editar um dos memes como se fosse um anúncio de um filme brasileiro. “Peguei a arte do ‘Taxa Humana’, adicionei a logo da Ancine, um título de filme e alguns rascunhos embaixo, como ‘Uma produção brasileira’ e ‘Em cartaz a partir de 20 de julho’. Assim, ele conta que conseguiu burlar a regra e aprovar a exibição.
Para comprovar a veracidade da veiculação, o brasileiro apresentou registros bancários da transação com a TSX, empresa responsável pelo outdoor, e a arte original editada que foi ao ar.
Até o meme, diz ele, foi taxado, ironizou. “15 segundos por lá custam $45, acrescidos do IOF que tive que pagar para essa merda”, lamentou, com uma dose de sarcasmo.