Amada por uns, criticada por outros, a rede social TikTok virou febre mundial e continua crescendo com muita força ao redor do planeta.
Alvo de contestações políticas, a plataforma chinesa virou tendência por ser uma ferramenta de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede social travou longas batalhas com o ex-presidente republicano Donald Trump, que acusou o país asiático de utilizar o aplicativo como massa manobra social a fim de ampliar estratégias de espionagem.
Acontece, no entanto, que o TikTok viralizou e não ficou apenas no ambiente de usuários comuns, mas ganhou força entre influencers e, principalmente, de figuras políticas.
Com o crescimento da empresa no Brasil, que ficou ainda mais conhecida após investir patrocínio massivo no reality show ‘A Fazenda’, da RecordTV, figuras do cenário político começaram a aderir ao ambiente digital chinês.
Recentemente, o vereador Nikolas Ferreira (PRTB), de Belo Horizonte, que tem sido a principal voz do conservadorismo na capital mineira, anunciou entrada no dispositivo.
Além dele, o deputado estadual André Fernandes (PSL-CE), que também integra base de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), resolveu criar uma conta na rede social.
Surpreendentemente, os parlamentares já contam com milhares de seguidores e compartilhamentos.
Novo recurso anunciado
Agora, o TikTok anunciou o lançamento de uma plataforma para usuários se candidatarem a vagas de emprego.
Segundo a empresa, o recurso vai possibilitar uma forma de romper a entrega tradicional de currículos, fazendo com que as pessoas possam enviar vídeos curtos para se apresentarem às empresas.
Intitulado, a princípio, de TikTok Resumes, o projeto piloto possui um a série de dispositivos implementados. A fase de testes está prevista para acontecer até 31 de julho, e deve ficar restrito a vagas oferecidas por executivos nos Estados Unidos.
Caso seja aprovado, o Brasil será um dos primeiros países a receber a nova função.
Ainda segundo nomes ligados à plataforma, milhares de empresas estão dispostas a inovar no segmento de contratação e, certamente, devem inserir um novo processo seletivo, visando não apenas a população mais jovem, mas também avançando sobre uma parcela da sociedade que já está acima dos 40 anos.