Batizada de “Sea Bubble”(Bolha do Mar), a aeronave branca aerodinâmica deslizou sobre o rio Sena a velocidades de até 30 km/h, pairando 50 centímetros acima da água.
O táxi fluvial elétrico “voador”, aclamado por seus criadores como o futuro do transporte urbano limpo, está sendo submetido a uma bateria de testes em Paris nesta semana, com o objetivo de estar em serviço na primavera europeia de 2020.
Uma viagem da Torre Eiffel até a catedral de Notre Dame, na bolha, leva apenas alguns minutos. Enquanto a embarcação faz o trajeto em pouco tempo, o tráfego ao longo das margens do rio pode demorar horas.
De volta para o futuro
O táxi, que parece uma versão náutica do carro DeLorean DMC-12, do filme de ficção científica dos anos 80, “Back To The Future” (De Volta para o Futuro), é uma ideia do iatista francês Alain Thebault.
Não faz barulho, nem ondas e também não emite CO2, conquistando a aprovação de autoridades francesas de transporte que buscam dotar a capital de novas opções de transporte limpo, antes dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
O “Sea Bubble” é semelhante a um aerobarco, com folhas de fibra de vidro que se projetam para içar o casco no ar, quando ele atinge uma certa velocidade, alimentado por baterias elétricas.
Um primeiro protótipo, para quatro passageiros, foi testado no Sena em junho de 2017, com a prefeita Anne Hidalgo dando uma volta.
Operações comerciais
Os operadores da embarcação dizem que foram inundados com pedidos de táxis de cidades como Genebra, Miami e Saint-Tropez. Em Paris, há uma parceria com uma operadora de turismo que oferece passeios de luxo no Sena.
“Todos os sinais parecem estar verdes para o início das operações comerciais dos nossos Taxis Bolhas, nos primeiros três meses de 2020”, disse o CEO e campeão de windsurf sueco da Sea Bubbles, Anders Bringdal.
A missão do Táxi Bolha é colocar o Sena de volta, no centro da mobilidade na grande área de Paris, respeitando o princípio “ruído zero, ondas zero e emissões zero de CO2”.