Neste sábado, 27, o comissário europeu para a indústria, Thierry Breton, revelou que o Twitter abandonou as diretrizes enquadradas pelo Estado como “boas práticas, que são estabelecidas pela União Europeia (UE) no combate à ‘desinformação’ na internet.
As regras de boas práticas foram lançadas pelo bloco econômico em 2018 e contam com cerca de 30 signatários, incluindo empresas como Google, Meta (anteriormente conhecida como Facebook) e TikTok. Esses grupos colaboraram na formação de um documento. Entre outras coisas, as big techs fixaram 40 recomendações voltadas para uma melhor cooperação com os serviços de verificação de fatos.
Após adquirir a plataforma de mídia social no final do ano passado, o CEO do Twitter, Elon Musk, anunciou medidas que afetam qualquer tipo de moderação na rede social.
Na Europa, o não cumprimento das regras estabelecidas 0,pode resultar em multas de até 6% da receita anual da empresa ou até mesmo levar à proibição completa do exercício de uma empresa pela Comissão.