Na prática, os carros elétricos têm menor alcance do que os números oficiais indicam. O site inglês WhatCar? comparou todos os modelos, expondo-os a um teste de campo idêntico.
Carros na Europa
Nos últimos anos, a Europa tem tomados medidas para que a poluição do ar diminua. Entre estas medidas, ocorreu a proibição de carros a diesel em algumas de suas grandes capitais, como por exemplo, em Berlim, na Alemanha. Alguns países europeus já estão com projetos prontos para a abolição de carros a gasolina ou a diesel. Com isto, a demanda por modelos elétricos vem apenas aumentando.
A partir de 2025, novos carros à gasolina e a diesel não poderão mais ser vendidos na Noruega. Na Holanda, o governo planeja introduzir esta nova regra em 2030. Já na Alemanha, algumas empresas automobilísticas pretendem passar a produzir apenas carros elétricos ou híbridos a partir de 2039.
Se isso realmente acontecer, as consequências serão enormes. Todos os fabricantes de automóveis terão que revisar rigorosamente suas linhas de produção e os proprietários de postos de gasolina também terão que passar por drásticas transformações.
Alcance na prática
Em consequência deste aumento do consumo de carros elétricos na Europa, o WhatCar? investigou o alcance percorrido na prática por 17 e-carros, expondo-os a um teste idêntico conjunto. O resultado indicou que os pesquisadores ingleses dirigiram menos quilômetros com um carro elétrico carregado, do que era prometido pelas montadoras automobilísticas oficialmente. Veja abaixo os resultados do menor alcance para o maior.
17. Smart ForFour EQ US $ 27.1019
Alcance oficial: 160 quilômetros
Alcance real: 91 quilômetros
16. Smart ForTwo EQ Cabriolet US $ 27.1019
Alcance oficial: 160 quilômetros
Alcance real: 94 quilômetros
15. Volkswagen e-Up US $ 28.332
Alcance oficial: 160 quilômetros
Alcance real: 106 quilômetros
14. Volkswagen e-Golf US $ 43.994
Alcance oficial: 300 quilômetros
Alcance real: 188 quilômetros
13. Hyundai Ioniq Eletric US $ 38.380
Alcance oficial: 280 quilômetros
Alcance real: 204 quilômetros
12. Nissan Leaf US $ 43.961
Alcance oficial: 270 quilômetros
Alcance real: 205 quilômetros
11. Renault Zoe Q90 US $ 37.134
Alcance oficial: 300 quilômetros
Alcance real: 212 quilômetros
10. Renault Zoe R110 US $ 37.134
Alcance oficial: 300 quilômetros
Alcance real: 235 quilômetros
9. Hyundai Kona Electric 39kWh US $ 39.520
Alcance oficial: 215 quilômetros
Alcance real: 254 quilômetros
8. BMW i3 94Ah US $ 47.412
Alcance oficial: 310 quilômetros
Alcance real: 265 quilômetros
7. BMW i3 120Ah US $ 56.439
Alcance oficial: 235 quilômetros
Alcance real: 265 quilômetros
6. Audi E-tron US $ 94.944
Alcance oficial: 400 quilômetros
Alcance real: 315 quilômetros
5. Tesla Model S (75D) US $ 94.176
Alcance oficial: 400 quilômetros
Alcance real: 328 quilômetros
4. Tesla Model X (100D) US $ 133.012
Alcance oficial: 560 quilômetros
Alcance real: 375 quilômetros
3. Kia e-Niro 64kWh US $ 47.990
Alcance oficial: 450 quilômetros
Alcance real: 407 quilômetros
2. Jaguar I-Pace US $ 92.355
Alcance oficial: 470 quilômetros
Alcance real: 407 quilômetros
1. Hyundai Kona Electric 64kWh US $ 46.280
Alcance oficial: 450 quilômetros
Alcance real: 416 quilômetros
Carro Solar
Há uma revolução permanente na atual indústria automobilística. Além dos veículos elétricos que estão no mercado, novos projetos estão sendo apresentados, como o carro Lightyear One. Este será o primeiro carro elétrico solar de longo alcance.
A Lightyear quer integrar células solares no carro elétrico. Esta empresa, com sede em Helmond na Holanda, tem em mãos um projeto que recebeu um financiamento de 15 milhões de euros do programa de investigação e inovação Horizonte 2020, da União Europeia.
Espera-se que a produção do Lightyear One comece em 2020. Seu preço começa nos € 119.000, (US $ 134.505), excluindo os impostos. O carro terá um alcance de 800 km e, em teoria, as células fotovoltaicas poderão fornecer eletricidade até 20.000 km anualmente.
O protótipo será lançado no dia 25 de junho em Katwijk, na Holanda.