Javier Milei, o economista libertário que conquistou o posto de pré-candidato à Presidência da Argentina mais votado nas primária, realizadas em agosto, trouxe à tona suas propostas ousadas, como a dolarização da economia, a demolição do Banco Central e a promessa de redução drástica dos gastos públicos.
Conhecido por seu visual distintivo, com um penteado que lembra um capacete de motociclista, Milei se autodefine com um ‘leão’ e adota um tom incisivo em suas declarações, sem se preocupar com opiniões contrárias. Nascido em Buenos Aires, o economista possui licenciatura em Economia pela Universidade de Belgrano, além de dois graus de pós-graduação, e atuou como assessor econômico em diversas instituições, candidaturas políticas e recentemente na Aeroportos Argentina 2000.
O libertário, inclusive, completa 53 anos neste domingo, dia que marca uma disputa histórica no país. Milei surpreendeu ao liderar com folga o partido La Libertad Avanza, que se tornou a força política mais votada nas primárias, obtendo 31,63% dos votos, superando a coalizão de oposição Juntos por el Cambio (27,83%) e o partido oficialista Unión por la Patria (26,19%), com 72% dos votos apurados.
Suas propostas de dolarização e seu discurso liberal chamaram a atenção durante a campanha eleitoral, em um país afetado por uma inflação que atingiu mais de 115% ao ano em junho. Milei promete não apenas dolarizar a economia —abandonando o peso argentino desvalorizado—, mas também demolir o Banco Central e implementar cortes drásticos nos gastos do Estado.
Com o seu visual de gravata e casaco durante entrevistas, Milei mostrou sua faceta de ‘rock star’ nos comícios, fama que também construiu como ex-membro de uma banda de rock em sua juventude. Ele também atuou como goleiro no time de futebol Chacarita.
Como tem mostrado o Conexão Política, acredita-se que o voto jovem e o desencanto com os políticos tradicionais, devido às crises recorrentes na Argentina, podem ter sido fatores decisivos para a vitória de Javier Milei nas primárias, que promete sacudir o tabuleiro da política argentina.
Cobertura em tempo real
O Conexão Política cobre as eleições presidenciais da Argentina deste domingo. A cobertura está disponível gratuitamente e em tempo real no aplicativo de notícias do Conexão Política (clique aqui).