Nechama Rivlin, esposa do presidente Reuven Rivlin, morreu nesta terça-feira aos 73 anos, um dia antes de completar 74 anos. Em março, a Sra. Rivlin foi submetida a um transplante de pulmão, após anos de fibrose pulmonar.
Em um comunicado, a família disse: “A família Rivlin quer agradecer ao povo de Israel e líderes religiosos que continuaram preocupados com o bem-estar de Nechama, que enviaram cartas e desenhos de crianças para o hospital e a residência do presidente e que oraram por sua recuperação todo dia, toda hora”.
Nechama Rivlin nasceu em 1945 em Tel Mond. Em 1964, iniciou seus estudos na Universidade Hebraica de Jerusalém, onde conheceu seu marido em uma festa, em 1970. Eles se casaram um ano depois e tiveram três filhos.
Em março de 2019, Rivlin foi submetida a um transplante de pulmão no Hospital Beilinson, em Petah Tikva, onde recebeu o pulmão de Yair Yechezkel Halbali, de 19 anos, que havia se afogado em Eilat. Nove dias após o transplante, ela foi submetida a outro procedimento cirúrgico para um aprimoramento do transplante.
O presidente não deixou a cama da esposa durante sua permanência no hospital. A Sra. Rivlin teve que aprender a respirar de novo e com muita dor. Durante o processo de reabilitação, a equipe médica criou a ilusão de que ainda estava presa a um tanque de oxigênio, enquanto na realidade respirava sozinha por algumas horas. Quando ela percebeu o truque deles, ela não acreditou.
No início de maio, a condição da sra. Rivlin se deteriorou e passou a ter falta de ar e exaustão. O presidente, que estava em uma visita de Estado no Canadá naquele momento, imediatamente parou sua jornada e retornou à Israel para estar com sua esposa.