Em discursos na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), realizada na terça-feira (24) em Buenos Aires, os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, mencionaram que a cúpula acolhe três ditaduras da região. São elas: Venezuela, Cuba e Nicarágua.
No entanto, para Lacalle Pou, presidente uruguaio de centro-direita, organizações como Celac não podem “ter o caráter de um clube de amigos ideológicos”.
Sem citar mencionar os países, o uruguaio foi direto:
— Fala-se de respeito à democracia, às instituições e aos direitos humanos. Mas há países aqui que não respeitam a democracia, nem as instituições, nem os direitos humanos — declarou.
Na mesma direção, o presidente do Paraguai reforçou o que foi dito por Lacalle.
De acordo com o líder paraguaio, a crise migratória da Venezuela é “uma realidade que não pode ser ignorada”.
— Assim como nos preocupa o que ocorreu no Peru e no Brasil, também nos preocupa –e este é o foro onde temos de dizer– o êxodo maciço que vemos na Venezuela — declarou Marito, citando a agência das Nações Unidas para refugiados (Acnur), que aponta a migração venezuelana como a segunda maior do mundo.
— Não podemos olhar para o lado, quando mais de 7 milhões de venezuelanos deixaram suas casas pedindo refúgio — acrescentou o mandatário.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.