O presidente esquerdista do Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta quarta-feira (7) a dissolução do Congresso.
A medida é acompanhada de uma ação que antecipa as eleições no país e decreta toque de recolher em todo o território peruano.
A movimentação de Castillo ocorre em meio à crise política que o colocou na mira de três pedidos de impeachment no Parlamento.
O anúncio do presidente veio horas antes da sessão em que o pedido de destituição mais recente seria votado, cravando a primeira etapa necessária para início de um novo processo formal de inocupação.
— Foram emitidas as seguintes medidas: dissolver temporariamente o Congresso da República e estabelecer um governo excepcional de emergência; convocar um novo Congresso com poderes constituintes o mais rápido possível para redigir uma nova Constituição em um prazo não superior a nove meses — assegurou ele.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.