De acordo com uma pesquisa divulgada no domingo, o partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD) é atualmente o maior no Leste da Alemanha. Maior do que o democrata cristão da chanceler Angela Merkel, o CDU.
A nova pesquisa representa um problema para os partidos do centrão da Alemanha, já que as eleições regionais do país se aproximam.
A pesquisa, conduzida por Emnid para o maior jornal alemão Bild, revelou que o AfD teve o maior apoio entre os entrevistados do Leste, com 23% dos votos. Em segundo lugar ficaram os democratas cristãos de Merkel (CDU) com 22%, seguidos pelo partido de esquerda Die Linke com 14%, e os socialdemocratas de centro-esquerda (SPD) ficaram em quinto, com 11%.
Os resultados da pesquisa foram publicados a menos de um mês das eleições regionais da Alemanha, em 1º de setembro, nos estados do Leste de Brandemburgo e da Saxônia, ambos anteriormente dominados pelo centrão: CDU e SPD.
Eleições passadas
O CDU e o SPD perderam votos para a AfD, Die Link e os Verdes nas últimas eleições nacionais e regionais. E uma derrota nessas próximas eleições regionais forçaria a coalizão governante a repensar sua estratégia em nível nacional.
A pesquisa eleitoral mostrou que o CDU/CSU de Merkel ainda tem o maior número de votos entre os partidos em nível nacional, com 26%. Em segundo lugar ficaram os verdes com 23%, seguidos pela AfD em terceiro com 14%. E o SPD apareceu com apenas 13% dos votos.
Fonte: Voice of Europe
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR