Ontem (08) Nicolás Maduro ordenou a reabertura de parte da fronteira com a Colômbia. A fronteira estava fechada desse 22 de fevereiro e impedia que ajuda humanitária fosse levada à Venezuela.
A fronteira com o Brasil foi reaberta no mês passado, bem como a rota marítima para a ilha de Aruba, que também havia sido bloqueada. Porém, as autoridades do território caribenho afirmaram que a fronteira continuará fechada.
“Em exercício pleno de nossa soberania, ordenei a abertura das passagens fronteiriças do estado de Táchira com a Colômbia a partir deste sábado. Somos um povo de paz que defende firmemente nossa independência e autodeterminação”, escreveu o ditador no Twitter.
Nos últimos anos, o governo de Maduro fechou as fronteiras terrestres e marítimas da Venezuela várias vezes, alegando interferências estrangeiras e outros motivos que poderiam interferir a famigerada “revolução bolivariana”.
Desde novembro de 2018, mais de um milhão de venezuelanos deixaram o país para fugir da grave crise econômica e humanitária (eufemismo para socialismo), segundo informações da ONU.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR