
O Papa Francisco segue internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, após exames indicarem uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, informou o Vaticano nesta segunda-feira (17). O boletim médico classifica o estado de saúde do pontífice como “um quadro clínico complexo”, que exigirá cuidados hospitalares adequados.
O líder da Igreja Católica, de 88 anos, foi hospitalizado na última sexta-feira devido a um quadro persistente de bronquite. De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, Francisco tem apresentado uma rotina estável, dormindo bem e mantendo leituras matinais. No domingo, o Papa acompanhou a missa pela televisão e agradeceu as orações por meio de sua conta na rede social X.
Nos últimos anos, Francisco tem lidado com problemas de saúde recorrentes, incluindo dificuldades no quadril, dores no joelho e infecções respiratórias. Desde 2022, ele se locomove com o auxílio de cadeira de rodas e, mais recentemente, passou a usar um aparelho auditivo.
Fontes próximas ao pontífice afirmam que ele está “enfraquecido” devido à intensa agenda de compromissos, mas que seu estado não inspira “motivo para alarme”. Apesar da internação, o Papa manteve telefonemas diários para a paróquia de Gaza, demonstrando sua preocupação com a situação na região.