Um casal australiano, na casa dos trinta anos, foi condenado a um ano e meio de prisão por colocarem a filha em uma dieta vegana, que deixou a menina seriamente desnutrida. A criança, agora com 3 anos, aparentava ter 3 meses aos seus um ano e meio de idade.
A menina era alimentada com aveia, batatas, pão com geleia ou manteiga de amendoim e arroz, entre outras coisas. No ano passado, ela ainda não possuía dentes, quando sua mãe ligou para os serviços de emergência, depois que a filha desmaiou. A criança chegou ao hospital com os lábios roxos, mãos e pés frios, baixos níveis de açúcar no sangue e pouca força muscular. Seus ossos eram subdesenvolvidos e ela era muito pequena.
Desde o nascimento, a menina nunca teve ajuda médica. No momento em que a ajuda foi solicitada, a criança de 20 meses pesava apenas 4,9 Kg. O peso médio para uma menina de 20 meses é cerca de 10 kg.
Imprudência
O juiz de Sydney, na Austrália, acusou os pais de colocar a criança em uma dieta “totalmente inadequada”.
“Não se trata de negligência, mas de um ato consciente próprio, que levou a ferimentos graves à criança. Além disso, os pais não eram muito jovens, muito imaturos, sem instrução ou inexperientes para perceber que a criança poderia estar em perigo. Eles sabiam o que estavam fazendo”, afirmou o juiz.
No entanto, o juiz também disse acreditar que o crime foi cometido por imprudência, e não por pura malícia. A mãe vegana também sofria de depressão. Por isso, o juiz converteu a pena de 18 meses de prisão para serviço comunitário e os pais devem seguir um curso obrigatório de educação e saúde.
Após uma longa estadia no hospital, a menina agora vive com outro membro da família e o seu desenvolvimento está progredindo. Ela está sendo acompanhada por especialistas e passa por várias terapias para recuperar o atraso sofrido em seu desenvolvimento.
Com informações, Metro UK.