Os líderes da Otan declararam em conjunto que o futuro da Ucrânia está na Otan e que seu caminho em direção à integração é “irreversível”, conforme comunicado emitido após uma reunião do Conselho do Atlântico Norte em Washington nesta quarta-feira (10).
Embora não tenham definido um cronograma específico para a adesão da Ucrânia à aliança defensiva, os líderes afirmaram que estarão prontos para estender um convite quando todos os aliados concordarem e as condições necessárias forem cumpridas.
Além disso, enfatizaram o apoio de longo prazo a Kiev, reconhecendo os avanços do país desde a cúpula de Vilnius em termos de reformas democráticas, econômicas e de segurança.
À medida que a Ucrânia continua esse trabalho crucial, a Otan promete continuar apoiando seu caminho rumo à plena integração euro-atlântica, incluindo a eventual adesão à Otan, conforme destacado no documento.
A declaração reiterou o compromisso contínuo da aliança com Kiev, incluindo iniciativas anteriores como a implementação de novos sistemas de defesa aérea e o estabelecimento do Programa de Assistência e Treinamento de Segurança da Otan para a Ucrânia (NSATU), destinado a coordenar o fornecimento de equipamentos militares e treinamento por parte dos aliados e parceiros da Otan.
O reconhecimento do caminho “irreversível” da Ucrânia para a integração euro-atlântica surge após extensas negociações diplomáticas que antecederam a cúpula de Washington, representando um ponto de consenso entre os aliados após debates prolongados.