Uma análise da AP (Associated Press) dos boletins de urna divulgados na Venezuela indica que Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita), foi o vencedor do pleito.
O levantamento frisa que o candidato de oposição recebeu muito mais votos na eleição de domingo (28) que o informado pelo órgão eleitoral controlado pelo regime chavista, que declarou a vitória de Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda).
Ao todo, a agência de notícias processou cerca de 24 mil imagens de atas de votação, que representam 79% das urnas eleitorais. Cada ata, devidamente impressa pelas urnas ao fim da votação, tem o registro da contagem de votos para cada candidato, além de dados sobre votos em branco, nulos e abstenções em um QR code. A AP alega que decodificou todas essas informações, para que pudesse alcançar um total de 10,26 milhões de votos.
De acordo com o monitoramento, o candidato da oposição, Edmundo González, recebeu 6,89 milhões de votos, enquanto o presidente venezuelano recebeu 3,13 milhões de votos nas atas fornecidas.
A título de comparação, os resultados atualizados disponibilizados pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão sob controle de Maduro, indicam que, com 96,87% das urnas apuradas, Maduro obteve 51,95% dos votos (6.408.844), contra 43,18% (5.326.104) do candidato da oposição.
A AP informou ainda só ter conseguido averiguar 24 mil atas fornecidas. isso porque não foi possível verificar independentemente a autenticidade das outras 532 atas restantes, visto que a qualidade de imagens estava muito baixa para execução de perícia.