O Conexão Política segue acompanhando os bastidores das eleições em El Salvador. Nesta terça-feira (6), como antecipamos, o TSE do país caribenho informou que avançou significativamente na apuração dos votos, com mais de 70% dos votos já validados, representando pouco mais de 6 mil atas.
Desde o dia do pleito, como tem mostrado o Conexão Política, o presidente e candidato à reeleição Nayib Bukele se proclamou vencedor.
Ontem, o TSE confirmou o que havíamos soltado em primeira mão, de que o processo eleitoral havia sido travado com 31% de apuração para reiniciar o processo de autenticação da autoritária de cada cédula, passando a ser contada manualmente e digitalmente, uma a uma — exigindo também “evidências fotográficas e digitalizadas” das cédulas.
Com 70,25% dos votos confirmados, Bukele já tinha garantido 1.662.313 votos, ou mais de seis vezes o somatório dos votos do segundo e do terceiro colocado.
Ainda nesta terça, registramos que, até o fechamento da nossa reportagem, a eleição presidencial já havia conferido do zero cerca de 6.015 atas, o equivalente a 70,25% do total, e ainda restavam 2.547. Em relação à contagem final da eleição de deputados para a Assembleia Legislativa, também haverá necessidade de abertura de todos os pacotes eleitorais, distribuídos num total de 8.562 urnas. O que pode se estender até o fim do mês.
Em reação a toda essa lentidão, a missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) questionou a lentidão na apuração dos votos — tanto das eleições presidenciais quanto das legislativas.
A missão fala em ter observado “um início lento” do processo de contagem nas mesas de votação, com base em um relatório preliminar da entidade. No documento, é dito que a entidade pôde acompanhar “uma etapa de processamento e transmissão de dados extremamente lenta”, pelo fato de terem “recebido tardiamente” recursos tecnológicos e equipamentos de transmissão, confirmando a informação dada pelo Conexão Política.
É dito também que o TSE de El Salvador somente aprovou “a elaboração manual de atas para o escrutínio preliminar” depois do fechamento das urnas, e diante de falhas distintas do sistema de informática, acrescenta o relatório.