Em entrevista ao Estadão publicada neste domingo (17), Steve Bannon, o ex-estrategista de Donald Trump, disse, entre outras coisas, que Jair Bolsonaro “é uma figura histórica agora” e “é emblemático o que [ele] pode fazer no restante do mundo”.
“Populismo é o futuro da política, eu acredito, se é conservador e de direita ou se é de esquerda é a questão. A diferença entre populismo de esquerda ou de direita é sobre intervenção do Estado. Mais intervenção do Estado na economia, nas nossas vidas, leva a um completo fracasso. O populismo de direita que foca na classe trabalhadora e classe média é o futuro. O fato de ter Trump, Salvini e Bolsonaro, nos EUA, Europa e América do Sul, mostra que o modelo funciona. Os três se conectam com a classe trabalhadora de uma forma visceral”, disse. “É por isso que penso que o capitão Bolsonaro é uma figura histórica agora, não só para o Brasil, mas é emblemático o que pode fazer no restante do mundo.”
Bannon também recomendou que Bolsonaro cumpra suas promessas de campanha:
“Você é um populista eleito, foi eleito com apoio popular. Só mantenha as promessas que fez às pessoas e estará bem. […] É uma era em que é um problema se você promete uma coisa e não entrega.”
Steve Bannon foi estrategista do presidente americano Donald Trump e um dos principais responsáveis pela retórica nacionalista que fez o republicano chegar ao poder.