Mais um caso de perseguição política e religiosa foi registrado na Nicarágua. Desta vez, o regime prendeu o jornalista Víctor Ticay após uma transmissão de uma procissão religiosa de Páscoa em suas redes sociais.
A prisão dele foi decretada na última quinta (7) e o caso foi denunciado internacionalmente pela instituição Alertas Libertad de Prensa Nicaragua, que documenta episódios de violação às liberdades individuais no país localizado na América Central.
A entidade pede a “libertação imediata do jornalista e o respeito aos seus direitos fundamentais”. O momento da prisão foi registrado pelo comunicador, mas depois o vídeo foi excluído de seu Facebook logo em seguida.
“Segundo denúncias públicas, o jornalista Víctor Ticay teria sido detido pela Polícia da Nicarágua. A ausência do Estado de Direito e a arbitrariedade com que as autoridades se comportam aumentam a preocupação”, declarou Pedro Vaca, relator especial para a liberdade de expressão na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA)
Os religiosos têm sido alvo constante das perseguições do regime comandado pelo ditador Daniel Ortega. O país tem uma população majoritariamente cristã/católica. Apesar disso, o comunista tem intensificado ações estatais para proibir cultos ao ar livre.