terça-feira, 1 de abril de 2025

Nicarágua: jornalista é preso após cobrir procissão de Páscoa

Mais um caso de perseguição política e religiosa foi registrado na Nicarágua. Desta vez, o regime prendeu o jornalista Víctor Ticay após uma transmissão de uma procissão religiosa de Páscoa em suas redes sociais.

A prisão dele foi decretada na última quinta (7) e o caso foi denunciado internacionalmente pela instituição Alertas Libertad de Prensa Nicaragua, que documenta episódios de violação às liberdades individuais no país localizado na América Central.

A entidade pede a “libertação imediata do jornalista e o respeito aos seus direitos fundamentais”. O momento da prisão foi registrado pelo comunicador, mas depois o vídeo foi excluído de seu Facebook logo em seguida.

“Segundo denúncias públicas, o jornalista Víctor Ticay teria sido detido pela Polícia da Nicarágua. A ausência do Estado de Direito e a arbitrariedade com que as autoridades se comportam aumentam a preocupação”, declarou Pedro Vaca, relator especial para a liberdade de expressão na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA)

Leia também

Os religiosos têm sido alvo constante das perseguições do regime comandado pelo ditador Daniel Ortega. O país tem uma população majoritariamente cristã/católica. Apesar disso, o comunista tem intensificado ações estatais para proibir cultos ao ar livre.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist