A NASA dá aos interessados a oportunidade de enviar seu nome para Marte, a bordo do rover Mars 2020, que será lançado no ano que vem. Os nomes são gravados em um chip no dispositivo. Todos os que participam do projeto recebem um cartão de embarque para Marte como lembrança.
Projeto
Ainda é possível participar do projeto, que receberá inscrições até 30 de setembro de 2019. Tudo o que você precisa fazer é deixar seu nome completo, país e endereço de e-mail no site da NASA. No momento da escrita, quase 6 milhões de pessoas interessadas já haviam inserido seus dados.
Os participantes não receberão apenas um cartão de embarque digital para a missão, mas também pontos de milhagem. Os pontos chegam a 313.586.649 para os 504.668.710 Km que devem ser cobertos por uma passagem só de ida para Marte.
Para participar, basta preencher o formulário neste link.
O Laboratório de Microdispositivos do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA colocará os nomes dos participantes em um chip de silício, com a ajuda de um feixe de elétrons. As linhas de texto são mais estreitas que 75 nanômetros, ou um milésimo da largura de um fio de cabelo humano. Portanto, milhões de nomes devem caber no chip.
Projetos semelhantes
Não é a primeira vez que as pessoas podem enviar seu nome com uma missão da agência espacial norte-americana.
Em maio de 2018, na missão InSight da NASA para o planeta vermelho, os nomes de mais de 2 milhões de pessoas foram lançados no espaço. Com isso, cada participante arrecadou quase 500 milhões de milhas, com um selo para download, que comprova o trecho percorrido.
Em 2008, houve também o projeto ‘Send Your Name to the Moon’, no qual os nomes foram enviados junto com o Lunar Reconnaissance Orbiter.
Mars 2020
O lançamento do rover Mars 2020 está previsto para julho de 2020 e a aterrissagem no planeta vermelho para fevereiro de 2021.
A missão de Mars 2020, com cerca de 1.000 Kg, procurará possíveis vestígios da vida microbiana do passado e coletará informações sobre o clima e a geologia de Marte. O rover também coletará amostras de solo e as levará de volta à Terra.
Fonte: NASA