A presidente da Câmara dos Estados Unidos, deputada Nancy Pelosi, do Partido Democrata, sigla do presidente Joe Biden, declarou nesta quinta-feira (17) que deixará o cargo de líder do partido quando os republicanos assumirem o controle da Casa em janeiro.
O anúncio ocorre após o resultado das eleições de meio de mandato, as midterms, em que o Partido Republicano, do ex-presidente Donald Trump, saiu vitorioso, conquistando 218 cadeiras e garantindo a maioria de parlamentares.
Em um discurso no plenário da Casa, Pelosi elogiou as conquistas legislativas do partido sob sua liderança e adotou um tom de despedida.
“Para mim, chegou a hora de uma nova geração liderar a bancada democrata que tanto respeito. […] Não buscarei a reeleição para a liderança democrata na próxima legislatura”, declarou. Apesar da fala, ela não indicou quem apoiará para o papel, citando que este não é o momento para essa decisão.
Pelosi também pontuou que continuará “falando pelo povo de São Francisco” como congressista, mesmo sem buscar a reeleição para um cargo de liderança na Câmara.
Em que pese a vitória republicana na Câmara, os democratas asseguraram maioria no Senado, numa investida eleitoral considerada importante para a sustentação política do governo Biden.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.