De acordo com um artigo publicado pelo jornal inglês The Independent, um dos testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte falhou e atingiu no ano passado uma cidade próxima à capital do país.
Em 28 de abril do ano passado, Pyongyang lançou um míssil balístico de médio alcance chamado Hwasong-12 que falhou logo após o lançamento e acabou atingindo um complexo de instalações industriais ou agrícolas em Tokchon, uma cidade habitada, que fica a aproximadamente duas horas da capital Pyongyang.
Esse complexo, localizado perto de edifícios residenciais e comerciais, provavelmente registrou uma grande explosão, contudo, o jornal inglês diz ser impossível determinar se houve baixas.
O míssil teria sido disparado de uma base aérea ao norte da capital e voado apenas 39 km antes de cair. De acordo com fontes do governo americano, já era sabido que o Hwasong-12 teve problemas, mas acreditava-se que ele tivesse explodido no ar. O novo relato é acompanhado por imagens de satélite, com anotações de documentos militares, que mostram um complexo de galpões parcialmente destruído.
O artigo do jornal inglês The Independent teve a colaboração de fontes do governo americano.