Os presidentes da Argentina, Javier Milei, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, estão presentes como convidados na cúpula do G7, realizada em Fasano, na Itália.
Apesar de liderarem países com grandes parcerias comerciais, os dois não têm nenhuma reunião agendada entre si no evento.
Para sublinhar essa separação, as fotos oficiais dos chefes de governo na cúpula, divulgadas nesta sexta-feira (14), mostram Milei e Lula em lados opostos.
Milei aparece à extrema esquerda das imagens, enquanto Lula está quase na mesma posição do lado oposto, com o secretário-geral da ONU, António Guterres, no extremo direito.
Desde que Javier Milei assumiu a presidência da Argentina em dezembro, ele e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, não se encontraram. Após a divulgação do resultado da eleição argentina em novembro, Lula desejou boa sorte ao novo presidente na rede social X, mas não mencionou seu nome.
Milei convidou Lula para sua posse, mas o Brasil foi representado apenas pelo chanceler Mauro Vieira. Durante a campanha eleitoral, na qual venceu o peronista Sergio Massa, o libertário chamou Lula de “comunista” e “corrupto”.
Posteriormente, Milei adotou uma postura mais pragmática, como demonstrado pelo convite ao petista para sua posse e pelas reuniões de Vieira com sua homóloga argentina, Diana Mondino.