Um estudo realizado pelo Centro de Exploração de Questões Públicas associado à NORC da Associated Press (AP) revelou que 77% dos cidadãos dos Estados Unidos acreditam que o presidente Joe Biden está em idade avançada demais para liderar o país por mais quatro anos.
Dentro desse grupo, 89% identificaram-se como membros do partido Republicano, enquanto 69% eram afiliados ao partido Democrata. A pesquisa, conduzida entre os dias 10 e 14 de agosto de 2023, entrevistou 1.165 residentes adultos dos EUA, com uma margem de erro calculada em 3,8 pontos percentuais. Os resultados foram divulgados pela AP News nesta segunda-feira (28).
Joe Biden, que vai completar 81 anos em novembro, planeja candidatar-se para a reeleição em 2024. Seu provável adversário, que lidera com considerável vantagem nas primárias republicanas, é o ex-presidente Donald Trump, que tem 77 anos de idade.
A pesquisa também incluiu a questão sobre a possibilidade de estabelecer uma idade máxima para ocupar cargos de destaque no setor público. Cerca de 67% dos participantes concordaram com a ideia de impor um limite de idade para a aposentadoria dos juízes da Suprema Corte. No contexto dos congressistas, 68% demonstraram apoio a essa medida, enquanto 66% foram a favor de estabelecer um limite de idade para os candidatos à presidência da República.