Neste domingo (21), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou sua gratidão através das redes sociais a todos os líderes com quem teve encontros durante o dia na cúpula do G7, realizada em Hiroshima.
Na publicação, Zelensky mencionou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, e o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol.
No dia anterior, Zelensky também utilizou as redes sociais para fazer uma publicação semelhante, na qual mencionou os representantes de cada país com os quais teve reuniões bilaterais, incluindo o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ficou de fora do encontro com o presidente ucraniano, não foi mencionado em nenhuma das publicações. Nas edições em vídeo divulgadas por Zelensky nas redes sociais, a imagem do líder do Partido dos Trabalhadores (PT) não aparece, nem mesmo em nota de rodapé.
“O mundo ouve nossa posição. Garantias de proteção e segurança, a devolução de todos os nossos territórios, de todo o nosso povo, a justiça, a implementação da nossa Fórmula da Paz… Temos um entendimento com a maioria mundial sobre todos os pontos importantes para a Ucrânia. E juntos vamos aumentar o potencial da Ucrânia”, escreveu Zelensky.