O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (26) que pediu mais informações ao Itamaraty sobre uma possível tentativa de golpe de Estado na Bolívia. Segundo Lula, ele requisitou confirmação da situação ao ministro das Relações Internacionais, Mauro Vieira.
“Eu fui informado agora. Pedi para o meu ministro entrar em contato para ter certeza porque a gente não pode ficar anunciando coisa que depois não acontece. Outro dia eu saí de uma reunião porque tinha uma pessoa morrido, aí eu chego e a pessoa não tinha morrido”, declarou o presidente.
Lula tem uma viagem marcada para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, em 9 de julho. Ele se declarou um “amante da democracia” e criticou qualquer tentativa de golpe de Estado.
“Eu quero informação. Eu pedi para o meu ministro Mauro ligar para o presidente, ligar para o embaixador brasileiro para a gente ter certeza, para a gente ter uma posição. Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, afirmou Lula.