O jornal argentino La Gaceta reportou a manifestação deste domingo, 25, que atraiu mais de 750 mil pessoas à Avenida Paulista, em São Paulo. A reportagem faz umas conclusões do cenário político no país e diz que o Brasil enfrenta uma crescente ‘perseguição’ direcionada ao presidente Jair Bolsonaro (PL), seus aliados e apoiadores.
De acordo com o La Gaceta, essas arbitrariedades têm provocado uma onda de insatisfação, evidenciada pela massiva adesão popular aos protestos na Paulista.
A matéria destaca que os manifestantes “atenderam ao chamado de Bolsonaro, que instou o povo a encher as ruas da cidade contra Lula”, a quem o texto atribui o papel de ‘destruidor’ do Brasil.
O jornal, conhecido por sua longa trajetória editorial, fundado em 1912, ressalta que o Brasil “enfrenta momentos de grande incerteza devido à perseguição contra o ex-presidente e seus aliados, numa tentativa de enfraquecê-los”, especialmente “em meio às próximas eleições”.
O La Gaceta observa que “nem o Executivo nem os juízes da Suprema Corte encontraram evidências, mas continuam em frente, enquanto o ex-presidente conservador continua a receber um apoio popular contínuo em todo o país”.