As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram nesta quinta-feira (17) que mataram três membros do Hamas em uma operação na Faixa de Gaza. Segundo os militares israelenses, um dos mortos foi Yahya Sinwar, líder máximo do grupo terrorista. Logo depois, foi dito que a investida estava sob análise.
“Neste momento, a identidade dos terroristas não pode ser confirmada”, disseram as IDF em comunicado. No entanto, redes de TV israelenses citaram membros do gabinete de segurança, que afirmam ser “muito provável” que Sinwar tenha sido eliminado.
Yahya Sinwar é apontado como um dos principais responsáveis pelos ataques de 7 de outubro de 2023, que resultaram na morte de cerca de 1.200 pessoas em Israel e no sequestro de mais de 200 reféns, levados para a Faixa de Gaza. Após os atentados, Israel declarou guerra ao Hamas e prometeu a morte de Sinwar.
O comunicado, até a publicação desta matéria, havia mencionado que não foram encontrados sinais dos reféns israelenses capturados no início do conflito na área da operação.
Ainda nesta quinta, um ataque israelense em Jabalia, na Faixa de Gaza, resultou em 28 mortes, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas. Não há confirmação se essa ofensiva está relacionada à morte dos três terroristas.