O grande opositor do ditador Nicolás Maduro na Venezuela, Juan Guaidó, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva possui uma parcela de culpa pela situação caótica que a Venezuela vem enfrentando nos últimos anos.
A declaração foi concedida a revista Veja. Guaidó fez duras críticas ao petista.
“Ao longo da minha carreira, fui candidato e sempre me elegi. Já Lula, condenado por corrupção no Brasil, tem responsabilidade pelo que está acontecendo na Venezuela. Ele ajudou Hugo Chávez e Maduro a instaurar a ditadura”, afirmou.
Guaidó colocou em dúvida os números de casos no país venezuelano, uma vez que não há fonte confiável no país, segundo ele.
“Os números só servem para despistar a realidade. Não há fonte confiável no país, não só em questões de saúde mas também de inflação, recessão, segurança, pobreza. As autoridades se dedicam a ocultar informações.”
Ele lamentou a continuação de Maduro no poder, destacando que o ditador não sairá do poder por contra própria.
O opositor fez um clamor para que a comunidade internacional olhe para o país, e que a população venezuelana continue fazendo barulho para que Maduro caia.
Por fim, destacou a importância de um governo democraticamente eleito.
“[Maduro] não quer negociar, e nós não contamos com ele. Contamos com a pressão da sociedade e da comunidade internacional para alcançar uma transição ordenada, que apresente soluções para a crise na saúde e convoque eleições livres”, completou.