O ex-conselheiro do republicano Donald Trump, Jason Miller, anunciou o lançamento de uma nova plataforma de mídia social chamada GETTR.
Conforme relatado pelo articulista, a ferramenta visa “combater a cultura de cancelamento, promover o bom senso, defender a liberdade de expressão, desafiar os monopólios de mídia social e criar um verdadeiro mercado de ideias”.
O aplicativo e o site foram lançados oficialmente e já registram milhões de downloads pelo mundo.
Desde que foi banido do Twitter em 8 de janeiro de 2021 —com o Facebook rapidamente seguindo o exemplo— o ex-presidente Donald Trump e sua equipe discursavam abertamente sobre o desejo de criar sua própria plataforma.
Em março, Miller disse à Fox News que o ex-mandatário retornaria às mídias sociais em sua nova plataforma nos próximos meses. E em uma entrevista à Fox na última quinta-feira (1), ele anunciou que GETTR estava pronto e estaria disponível em escala mundial.
“Isso está relacionado ao Dia da Independência”, disse Miller à Fox News.
“Independente dos monopólios de mídia social, independente da cultura de cancelamento; abraçar a liberdade de expressão — nosso lançamento no domingo [4 de julho] é muito intencional”, acrescentou.
Em reação ao anúncio, internautas comemoraram a notícia, destacando a grande estrutura da rede social, que deve se manter como uma mídia social fixa a contrapor as Big Techs [grandes empresas de tecnologia].
Autoridades mundiais
Políticos de espectro conservador estão aderindo ao GETTR. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apontado com um dos entusiastas, ainda não tem perfil oficial, mas deve anunciar a criação nos próximos dias.
Cientes do possível crescimento e consolidação da rede, lideranças globais já estão criando seus perfis na plataforma, a exemplo de Mike Pompeo (ex-diretor da CIA e ex-secretário de Estado-EUA); Jenn Pellegrino (comunicadora-EUA), Dr. Ben Carson (ex-secretário do departamento urbano-EUA), entre outros.
No Brasil, já estão cadastrados o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) e outras figuradas do eixo conservador, incluindo os jornalistas Paulo Figueiredo Filho e Thimoteo Oliveira, e o presidente Jair Bolsonaro.
Explorando o GETTR
Oferecido como uma alternativa ao Twitter, a GETTR é bastante semelhante ao rival. Navegando pelo dispositivo é possível perceber as semelhanças com a plataforma de Jack Dorsey, visto que existe a ferramenta dos trending topics, incluindo notícias do momento, enquanto no centro estão sugeridos perfis e postagens publicadas.
O design é outro ponto que chama bastante atenção —trazendo uma série de semelhanças à rede do passarinho azul— graças aos quadrados com cantos arredondados e a fonte quase idêntica. Por fim, GETTR possui um menu com várias seções como configurações e perfil pessoal, juntamente com o botão vermelho ‘postar’, introduzindo o usuário a gerar conteúdos.
Apesar de ser nova no mercado, a rede social já está coletando excelentes resultados, tendo em vista os milhões de novos usuários de ponta-a-ponta do globo: alçando posições surpreendentes nas lojas de aplicativos da Apple e do Google.
O Conexão Política já tem uma conta registrada no GETTR. Siga-nos!
https://www.gettr.com/user/conexaopolitica
O Conexão Política aderiu à nova rede social GETTR, que visa ser uma ferramenta mundial em defesa da liberdade de expressão. https://t.co/zDXShiseXn
— Conexão Política (@conexaopolitica) July 5, 2021