O Canadá foi atingido pelo furacão Fiona nesta sexta-feira, 23, impactando quase toda a ilha atlântica das Bermudas. De acordo a imprensa local, a tempestade pode se tornar uma dos fenômenos naturais mais severos da história do país.
No início da semana, Fiona já havia atingido uma série de ilhas caribenhas, deixando ao menos oito pessoas mortas, além de afetar o abastamento de energia elétrica de mais de 3 milhões de habitantes de Porto Rico.
Inicialmente, a tempestade se aproximou das Bermudas como um furacão de categoria 4, tendo queda significativa para a categoria 3 ao passar a oeste do território britânico ainda na sexta. Mesmo assim, as rajadas chegaram a 166 km/h, causando danos severos, conforme notificou o Serviço Meteorológico das Bermudas em um boletim.
A Bermuda Electric Light Co, que atua como a única fornecedora de energia da ilha, informou que cerca de 29 mil clientes, mais de 80% de sua base, permaneceram sem energia.
A tempestade foi atualizada novamente para a categoria 4 na sexta-feira, com enquadramento de eventualmente causar mais danos catastróficos.
A previsão, por ora, é que Fiona possa enfraquecer à medida que percorrer para o norte, mas ainda com capacidade de ser um poderoso ciclone com força de furacão ao atravessar a costa atlântica do Canadá.