O Facebook anunciou nesta última terça-feira (2) que, nas próximas semanas, vai desativar seu sistema de reconhecimento facial, que identifica automaticamente os usuários em fotos e vídeos.
De acordo com a companhia, a decisão levou em conta crescentes preocupações sobre o uso desse tipo de tecnologia, uma vez que a ferramenta chamou a atenção para problemas de privacidade, investigações governamentais e problemas regulatórios.
“Os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras que definam o seu uso”, declarou Jerome Pesenti, vice-presidente de Inteligência Artificial do Facebook, por meio de nota. “Em meio a essa incerteza contínua, acreditamos que o apropriado seja limitarmos o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos”, acrescentou.
Segundo a Meta, empresa que abriga a rede social, mais de um terço dos usuários ativos diários optaram pela configuração de reconhecimento facial. Sendo assim, mais de 1 bilhão de pessoas serão atingidas pela mudança.