Depois de conquistar a maioria na Câmara nas eleições de meio de mandato, as midterms, os líderes do Partido Republicano anunciaram nesta última quinta-feira (17) uma ampla gama de alvos investigativos focados no presidente Joe Biden e nos negócios de sua família.
“No 118º Congresso, este comitê avaliará o status do relacionamento de Joe Biden com os parceiros estrangeiros de sua família e se ele é um presidente comprometido ou influenciado por dólares e influência estrangeiros”, declarou o deputado James Comer, de Kentucky, o principal republicano na Comissão de Supervisão da Câmara.
Em uma coletiva de imprensa ao lado do deputado republicano Jim Jordan, que deve se tornar presidente do Comitê Judiciário da Câmara, além de outros membros do partido no comitê de supervisão, Comer disse que há conexões “estranhas” envolvendo o filho do presidente, Hunter Biden, que eles acreditam exigir investigação mais aprofundada.
Os congressistas alegam que Hunter Biden usou a bem-sucedida carreira política de seu pai para enriquecer, ingressando no conselho de uma empresa ucraniana de gás natural em 2019 e em uma empresa de investimentos, ajudando uma empresa chinesa a comprar uma mina de cobalto congolesa de uma companhia americana em 2016, entre outros esforços financeiros.
“Hunter e outros membros da família Biden têm o padrão de vender acesso aos mais altos níveis do governo para enriquecer. O povo americano merece saber se as conexões do presidente com os negócios de sua família ocorreram às custas dos interesses americanos e se representam uma ameaça à segurança nacional”, declarou Comer.
Em resposta, a Casa Branca emitiu uma nota em que afirma que as possíveis investigações contra o mandatário e seus parentes são motivadas por razões políticas e uma perda de tempo.
“Em vez de trabalhar com o presidente Biden para abordar questões importantes para o povo americano, como custos mais baixos, a principal prioridade dos republicanos do Congresso é ir atrás do presidente Biden com ataques politicamente motivados repletos de teorias da conspiração há muito desmascaradas”, declarou o porta-voz Ian Sams.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.