O governador republicano do Texas, Greg Abbott, decidiu enviar dois ônibus com imigrantes ilegais para a residência da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, localizada em Washington.
De acordo com Abbott, a medida foi intencional e representa um apelo por políticas fronteiriças mais rígidas. Segundo ele, o ato também foi um protesto contra o aumento da imigração ilegal na gestão do presidente Joe Biden.
“Harris afirma que nossa fronteira é ‘segura’ e nega a crise migratória”, disse Abott nas rede sociais. “Estamos enviando imigrantes para seu quintal para pedir ao governo Biden que faça seu trabalho e proteja a fronteira”, acrescentou.
Essa prática tem sido adotada frequentemente por governadores do Partido Republicano. Eles encaminham imigrantes ilegais para estados comandados por esquerdistas, já que os membros do Partido Democrata defendem regras migratórias mais frouxas.
Leia também: Nos EUA, Texas e Arizona decidem enviar imigrantes ilegais para Nova York
“Espero que cumpra sua promessa de receber todos os migrantes de braços abertos para que nossas cidades de fronteira invadidas e sobrecarregadas possam encontrar alívio”, disse o governador do Texas em agosto depois de enviar estrangeiros irregulares para a cidade de Nova York após ser criticado pelo prefeito Eric Adams.
Nos EUA, à medida que cresce a tensão política em relação ao número de pessoas que chegam pela fronteira com o México, estados com gestores conservadores acusam a Casa Branca de não cumprir plenamente as leis de imigração.
* Matéria atualizada às 16:40h de 16/09/22 para adequação de informações.