Os Estados Unidos emitiram um alerta à Coreia do Norte neste sábado (16), indicando que qualquer ataque nuclear direcionado à nação ou a seus aliados será considerado “inaceitável e resultará no fim do regime Kim Jong-un”.
A advertência foi comunicada por meio de uma declaração conjunta dos EUA em conjunto com a Coreia do Sul. No comunicado, foi ressaltado que “qualquer ataque da Coreia do Norte contra a Coreia do Sul será retaliado com uma resposta rápida, esmagadora e final”.
O segundo encontro consultivo nuclear entre os EUA e a Coreia do Sul ocorreu em Washington na última sexta-feira (15), onde foram discutidas estratégias de dissuasão nuclear como parte de um compromisso entre as duas nações para compartilhar informações mais detalhadas sobre o planejamento em caso de um conflito com a Coreia do Norte.
Nos últimos tempos, o regime comunista desenvolveu e testou diversos mísseis balísticos com capacidade de atingir alvos no Japão, na Coreia do Sul e no território continental dos Estados Unidos. O terceiro encontro do grupo consultivo comandado pelos EUA está programado para ocorrer em solo sul-coreano em 2024.
Kim Tae-hyo, vice-conselheiro nacional de segurança da Coreia do Sul, expressou após a reunião que há a possibilidade de a Coreia do Norte realizar um teste de míssil balístico intercontinental ainda neste mês, representando uma nova ameaça nuclear devido à capacidade de carga de ogivas.