Nestas últimas duas semanas, os EUA e Israel secretamente realizaram 3 testes do sistema de mísseis antibalísticos Arrow 3 na Ilha Kodiak, no Alasca. Autoridades israelenses dizem que os testes foram bem-sucedidos e que a Arrow 3 interceptou todos os mísseis recebidos fora da atmosfera.
Esse foi o maior teste de mísseis que os EUA e Israel realizaram em solo americano. O principal objetivo do Arrow 3 é interceptar mísseis de longo alcance do Irã, possivelmente no futuro, envolvendo uma ogiva nuclear.
Neste domingo (28), os testes foram divulgados à imprensa pelo Ministério de Defesa israelense, após a saída de todas as tropas israelenses do Alasca.
Conquista tecnológica
Esta é uma enorme conquista tecnológica. O Arrow 3 é o sistema de míssil antibalístico mais sofisticado do mundo.
O teste precisava ser realizado no Alasca porque contém um espaço aéreo relativamente aberto. Isso permite que os países realizem esses testes de mísseis, sem colocar em risco a aviação civil.
O Departamento de Defesa dos EUA financiou a maior parte do teste de mísseis, como parte do apoio contínuo dos EUA ao programa de mísseis antibalísticos Arrow, que está em desenvolvimento há mais de uma década. O teste foi tão estratégico que o embaixador de Israel em Washington, D.C., Ron Dermer, viajou secretamente ao Alasca para participar de partes dele.
O primeiro-ministro israelense Netanyahu disse em uma reunião do gabinete do governo que o teste de Arrow 3 mostra que Israel tem a capacidade de agir contra a ameaça de mísseis balísticos iranianos.
Autoridades de defesa israelenses disseram que o teste prova que Israel está muito à frente dos iranianos, quando se trata de tecnologia de mísseis.
Fonte: Axios
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR