O republicano Glenn Youngkin foi eleito governador da Virgínia, conforme projeções realizadas pela imprensa americana nesta quarta-feira, 3.
O resultado político é considerado uma derrota para Joe Biden, que venceu com 10 pontos de vantagem no estado nas eleições presidenciais de 2020. Com os números em mãos, a cúpula democrata vai ter uma longa jornada para tentar manter a popularidade de Biden.
Com 99% das urnas apuradas, Youngkin registava 2 pontos percentuais de vantagem em relação ao democrata Terry McAuliffe. Ao fazer um pronunciamento na manhã desta quarta, o republicano disse que a vitória dele é “um momento decisivo”.
Ao longo da campanha, Glenn Youngkin teceu fortes críticas à velha política, além de questionar a obrigatoriedade do uso de máscaras contra a pandemia.
O adversário Terry McAuliffe, por sua vez, é ex-governador da Virgínia (2014-2018) e contou com apoio massivo do Partido Democrata durante a campanha.
A lei estadual não autoriza que candidatos concorram a dois mandatos consecutivos. Este foi de dispensa do atual governador democrata Ralph Northam em não concorrer à votação do pleito 2021.