O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano, Donald Trump, anunciou, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (20), sua intenção de conceder green cards automaticamente a estudantes estrangeiros que se graduarem em universidades americanas. “Eles deveriam obter automaticamente, como parte do seu diploma, o green card para poderem permanecer neste país”, afirmou Trump durante sua participação no podcast All-In.
A proposta de Trump, em tese, tem o objetivo de permitir que empresas importem “os melhores e mais brilhantes” graduados de universidades americanas, oferecendo-lhes a autorização de residência permanente nos EUA, conforme texto que circula entre representantes republicanos. O green card é um documento que permite a estrangeiros residirem e trabalharem nos Estados Unidos, e abre caminho para a cidadania americana. A medida representa uma ampliação do sistema de imigração dos EUA, que é uma questão central na campanha de Trump para as eleições de 2024.
A declaração do direitista veio poucos dias após o presidente democrata Joe Biden anunciar uma medida similar. Na última terça-feira (18), Biden sinalizou planos para acelerar o processo de visto de trabalho para migrantes com diplomas de ensino superior obtidos nos EUA e que receberam ofertas de emprego no país. Biden também anunciou medidas de regularização que poderiam beneficiar centenas de milhares de pessoas.
Trump e seus aliados geralmente fazem uma distinção clara entre pessoas que entram no país legalmente e aquelas que entram ilegalmente. Após assumir a presidência em 2017, Trump emitiu a ordem executiva “Buy American and Hire American”, orientando reformas para garantir que vistos de negócios fossem concedidos apenas aos candidatos mais qualificados, protegendo os trabalhadores americanos.
Durante a entrevista, Trump mencionou que o programa H1-B, um visto de trabalho temporário popular entre empresas de tecnologia, era frequentemente utilizado para contratar trabalhadores estrangeiros com salários mais baixos. Ele também culpou a pandemia por não ter implementado todas as medidas que havia planejado durante seu mandato. Trump citou exemplos de graduados de universidades de elite que, sem conseguir vistos, retornaram a seus países de origem e se tornaram multibilionários.
“Você precisa de um grupo de pessoas para trabalhar para sua empresa. E eles têm que ser pessoas inteligentes. Nem todo mundo pode ser menos que inteligente. Você precisa de pessoas brilhantes”, declarou Trump, argumentando que é preciso atrair e reter talentos nos Estados Unidos.
Na América, apenas cidadãos americanos têm o direito de votar nas eleições federais, estaduais e locais. Estrangeiros que possuem green card, mas ainda não se tornaram cidadãos, não podem participar do processo eleitoral.