Após ser censurado em diversas plataformas na internet, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja lançar sua rede própria de mídia social, chamada “Truth Social” [Verdade Social], em tradução livre.
Considerado um dos maiores empresários do mundo, Trump tem dito que a plataforma que tem como principal objetivo “dar uma voz a todos”, além de assegurar a liberdade de pensamento e opinião de seus usuários.
O Conexão Politicou noticiou, com exclusividade, ainda em 2020, a informação de que Donald Trump lançaria sua própria rede.
Antecipamos, além disso, relatos exclusivos de pessoas envolvidas na produção da nova plataforma social.
A estratégia da equipe de Trump é combater as chamadas ‘Big Techs’ como Twitter e Facebook, que nos últimos meses baniram diversos perfis conservadores de suas redes sociais.
De acordo com um comunicado à imprensa, o “Truth Social” chegou a dizer que o espaço digital será criado a partir de uma nova empresa formada pela fusão do Trump Media and Technology Group e o Digital World Acquisition Group, atualmente listado no Nasdaq.
Trump tem dito também que pretende criar um equilíbrio frente ao monopólio das principais gigantes da tecnologia, que continuam ampliando os ataques a diversos perfis contrários à agenda progressista.
“Vivemos em um mundo onde o Talibã tem uma grande presença no Twitter, mas seu presidente americano favorito foi silenciado. Isso é inaceitável”, disse o republicano em novembro de 2020, quando confirmou o lançamento da rede.
“Estou animado para enviar meu primeiro Truth no Truth Social muito em breve. TMTG foi fundado com a missão de dar uma voz a todos. Estou animado para em breve começar a compartilhar minhas idéias sobre o Truth Social e lutar contra a Big Tech”, acrescentou.
Semelhante ao Twitter, o aplicativo oferece recursos para acompanhar outras pessoas e trending topics.
Estima-se que o lançamento seja o primeiro de três estágios no desenvolvimento do TMTG. Na sequência, passaria a lançar serviço de vídeo sob ofertas por assinatura chamado TMTG+, com uma série de conteúdos voltados ao entretenimento, notícias e podcasts.
A TMTG está avaliada atualmente em US$ 4,3 bilhões (o equivalente a cerca de R$ 24,4 bilhões). Apoiadores de Trump e investidores de varejo apostam em decolada imediata, resultando em sucesso comercial desenfreado. A TMTG no mês passado levantou mais US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,68 bilhões) de investidores privados.
O lançamento mundial da nova rede social de Donald Trump previsto para o dia 21 de fevereiro, de acordo com uma lista da Apple Inc App Store.