O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil confirmou neste sábado (7) que dois cidadãos brasileiros estão desaparecidos no Estado de Israel. A área foi alvo de ataques aéreos perpetrados pelo grupo islâmico Hamas, que é classificado como uma organização terrorista tanto pelos Estados Unidos quanto pela União Europeia.
Em uma entrevista concedida à CNN Brasil, o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, confirmou que um dos brasileiros foi ferido como resultado dos ataques, e também mencionou que há informações sobre dois cidadãos brasileiros que estão desaparecidos. O brasileiro ferido está atualmente hospitalizado, embora não haja detalhes disponíveis sobre seu estado de saúde neste momento.
O governo do Brasil também disse que está monitorando a situação de 90 cidadãos nacionais, dos quais 30 estavam na região da Faixa de Gaza e outras 60 pessoas em Ascalão, área próxima à principal zona de conflito
Israel foi alvo de aproximadamente 2.200 ataques com foguetes nas últimas horas, resultando em um trágico saldo de pelo menos 100 mortos e centenas de civis feridos. O Hamas tem sido responsável por espalhar esta onda de violência na região do Oriente Médio.
O Palácio do Itamaraty, sede do MRE, anunciou que, na qualidade de presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), convocará uma reunião de emergência para discutir o conflito em curso entre Israel e o Hamas.