terça-feira, 8 de abril de 2025

Dizer que Lula ‘papagueia’ Rússia é absurdo dos EUA, diz Amorim

Assessor especial do Planalto criticou falas do porta-voz da Casa Branca sobre ações do petista.

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, afirmou que é “um absurdo a fala dos Estados Unidos” de que o presidente Lula se comporta como um “papagaio” de propaganda da China e da Rússia.

Conforme noticiado por este jornal digital, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, rebateu acusações do petista e disse que Lula “repete a propaganda russa e chinesa igual um papagaio sem olhar para os fatos”.

Nesta terça-feira (18), em entrevista à GloboNews, Amorim declarou que “dizer que [Lula] papagueia a posição russa é totalmente absurdo” e não reflete a realidade, uma vez que o Palácio do Planalto condenou em diversos momentos a invasão no território da Ucrânia.

“O presidente Lula sempre fez questão de dizer que o uso da força e a questão da integridade territorial dos Estados, no conjunto da carta da ONU, são princípios fundamentais. Nós não somos nada, absolutamente nada, condescendentes com isso [invsão]”, disse Amorim.

Leia também

De acordo com o assessor do petista, os EUA exageraram na interpretação das declarações do mandatário brasileiro. Para ele, não se pode fazer drama em cima disso e o trabalho precisa continuar.

“Nós não vamos ficar presos ao que disse o porta-voz da Casa Branca. […] Acho que nós temos que olhar para o futuro e pensar quais são as condições que permitam que haja uma conversa”, completou.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist