Durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira (4), o governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, criticou as agências governamentais dos Estados Unidos e os indivíduos responsáveis pelo gerenciamento da pandemia no país, como o médico Anthony Fauci, por emitir orientações contraditórias que não eram apoiadas por evidências científicas.
Milhares de e-mails de Fauci do ano passado foram recentemente divulgados sob a Lei de Liberdade de Informação (FOIA). Em um dos textos, ele admitiu a eficácia duvidosa do uso de máscara para proteger contra o coronavírus, apesar de implorar publicamente aos americanos que usassem coberturas faciais na maioria dos locais e ambientes durante a maior parte do ano.
“Acho que agora, com os e-mails de Fauci, está bastante claro que muitas dessas coisas foram guiadas sem conhecimento e instrumentos. Não foram baseadas em dados concretos”, declarou DeSantis.
“Essa burocracia precisa ser responsabilizada. Você não pode ter uma burocracia que simplesmente vai lá e publica essas regras instantaneamente. Eles literalmente disseram: ‘Se você está tomando banho de sol em um navio de cruzeiro, você tem que usar uma máscara’. É mesmo, quero dizer, dá um tempo!”, acrescentou o mandatário, aparentemente em uma crítica à organização estatal americana CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.
https://twitter.com/News24Wide/status/1400946987294498823
O governador ainda criticou o comportamento da mídia ao publicar informações unilaterais sobre a Covid em 2020 e a falta de abertura intelectual para que outras explicações concorrentes e convincentes pudessem ser expostas. Ele criticou a censura da Big Tech aos que discutiram na internet a hipótese de vazamento de laboratório sobre a origem do coronavírus.
“Na verdade, havia pessoas que estavam aparecendo, uma apontando que essa coisa veio de laboratório. Se você falasse isso um ano atrás, a mídia corporativa falava que você era um teórico da conspiração”, disse ele, acrescentando que “o Facebook te suspenderia de sua plataforma por dizer isso.”
DeSantis promulgou recentemente uma legislação que penaliza financeiramente as plataformas de mídia social que suspendem as contas de políticos ou removem determinados conteúdos sobre política.
Referindo-se à teoria de que o coronavírus passou organicamente de animais para humanos, o governador afirmou: “Agora ficou quase impossível argumentar que é natural porque eles não foram capazes de fazer qualquer ligação e já se passou mais 15 meses. O vazamento do laboratório é de longe a explicação mais plausível e então só temos que nos perguntar: ‘Por que Fauci e essas outras pessoas enviaram fundos para Wuhan e esses outros lugares?’”
DeSantis condenou o fato de os Estados Unidos terem financiado parcialmente pesquisas ou experimentos científicos conduzidos sobre doenças de uma forma que as tornam mais infecciosas, transmissíveis ou mortais. Alguns membros da comunidade científica, bem como republicanos proeminentes, afirmaram que a Covid pode ter escapado do Instituto de Virologia de Wuhan “acidentalmente” enquanto esses experimentos de alto risco estavam sendo realizados.
“Lamento, mas esse não é um uso adequado do dinheiro do contribuinte. Quando ele [Fauci] testemunhou há muitos anos que […] vale a pena fazer a pesquisa mesmo tendo o risco de ter uma pandemia, eu discordo disso. Eu acho que isso foi um desastre. […] e a China encobriu isso, eles precisam ser responsabilizados. Mas os burocratas nos Estados Unidos também precisam ser responsabilizados pelo que fizeram”, concluiu.